Outubro Rosa, todos juntos nessa causa!

Outubro é considerado mundialmente o mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em alusão ao movimento, a Câmara Municipal de Pimenta visa conscientizar toda a sociedade, uma vez que com essa ação conjunta, familiares, amigos, ajudem no alerta ao público feminino.

A prevenção está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de comportamentos considerados protetores.

Os fatores genéticos e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como sobrepeso, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.
Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção da doença estão: praticar atividade física regularmente, manter o peso adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Amamentar é também um fator protetor. A amamentação gera vários benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de desenvolver a doença diminui 4,3% a cada ano de amamentação, de acordo com um estudo realizado com mulheres de 30 nacionalidades em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).

Mas o câncer de mama pode e deve ser detectado antes de manifestar qualquer sinal clínico. Por isso é tão importante fazer exames de prevenção e detecção precoces! Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para mais informações!

Câmara Municipal de Pimenta.


Fonte: https://www.clinicameitan.com.br/cancer-de-mama/