Outubro rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Anualmente, a campanha do Outubro Rosa une milhões de pessoas em todo o mundo com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Criada em 1990, a campanha envolve desde o compartilhamento de informações até mutirões de exames e tratamento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo mais comum do país, responsável por 29% dos novos casos todos os anos. Fica atrás apenas do câncer de pele. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes e contribuem para aumentar as chances de cura.

Independente da idade, as mulheres devem ser estimuladas a conhecer o próprio corpo e tornar o autoexame parte da sua rotina. Qualquer alteração no aspecto da mama pode ser um sinal de alerta, devendo procurar uma unidade de saúde, para maiores orientações.

A mamografia é um exame de rastreio por imagens capaz de detectar um nódulo mesmo que este ainda não seja palpável. A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos, realizem anualmente o exame, com o objetivo de detectar o câncer em seu estágio inicial, quando as chances de curam chegam quase a 95%. Mulheres com histórico de câncer de mama na família devem iniciar o acompanhamento anual a partir dos 30 anos.

Fonte: https://www.drafernandacaetanofloresi.com.br/blog/outubro-rosa-prevencao-em-suas-maos/